www.tamelsverissimo.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
S. VERÍSSIMO

              Segundo a tradição, os Irmãos Lisbonenses Veríssimo, Máxima e Júlia foram perseguidos e mal tratados a mando de Diocleciano. Apresentaram-se espontaneamente ao executor dos Éditos Imperiais confessando a sua fé Cristã. Depois de enganados com promessas, foram presos e sujeitos a vários tormentos ( como arrastados pelas ruas de Lisboa).
            Receberam a palma do martírio no dia 01 de Outubro, por volta do ano 303/304. São Veríssimo, suas irmãs Máxima e Júlia são os Mártires de Lisboa. Foram degolados, deitados ao rio Tejo com pedras atadas aos pés. Os seus corpos, apareceram junto da praia, perto do sitio onde se ergueu a Igreja de Santos, por iniciativa dos seus devotos Cristãos, cujas imagens dos três irmãos, lá se encontram. 

            Segundo a lenda, alguém que professava a sua fé fugira para Barcelos, refugiando-se numa casa de pedra de pastores (agricultores) que se situava nas terras (campos) a poente do ribeiro de Fontelo, tendo na sua posse documentos e pinturas de S. Veríssimo e suas irmãs. Como tivera medo de perseguição, escondeu os referidos documentos num batatal, onde, mais tarde, seria construída a Igreja Matriz primitiva de S. VERÍSSIMO, no lugar do Souto do Bajão, (hoje pertencente a Arcozelo), onde se encontram ainda vestígios da sua existência, nomeadamente, o local do adro pelas suas oliveiras velhas e tristes. Existe ainda também, perto do local, um prédio antigo que seria a residência do Padre da Igreja primitiva, cujo nome não há conhecimento.
(Seria a tal pessoa que fugira para Barcelos que escondeu os documentos no batatal?!...)

                                                                  TAMEL S. VERÍSSMO

           Tamel: refere-se à sua situação geográfica por sua freguesia de seu padroeiro S. VERÍSSIMO se localizar no Vale do Tamel, vale muito fértil que se estende desde o monte do Tamel, de Louzada e do de Alheira até à margem do Rio Cávado.
           Neste vale estão situadas três freguesias, do mesmo nome do vale Tamel: Tamel Santa Leocádia , Tamel S. Pedro Fins e S. Veríssimo do Tamel. (era assim que outrora se designava).



Padroeiro

S. Veríssimo-Padroeiro



HORÁRIO ATENDIMENTO


Todos os dias úteis:


Das 17h00 às 19h30




       Contacto Postal:

    Avenida Central, 766

    4750-721 Tamel S. Veríssimo