www.tamelsverissimo.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
HISTORIAL DA FREGUESIA

 

Através dos escritos, de 1758, do Padre Manuel Gomes de Araújo fica-se a saber como era a actual freguesia de Tamel S. Veríssimo e de como vivia a sua população.


A freguesia tinha 89 "vezinhos" e 276 moradores; uma igreja nova e boa, que tem no seu altar a maior imagem de S. Veríssimo, seu padroeiro e as suas santas irmãs Máxima e Júlia, no altar da parte do evangelho tem a imagem de Nossa Senhora e no altar da parte da epístola as imagens do Menino Jesus, "Sam Sebastião e de Santo Antam".


A freguesia tinha quatro moinhos e uma "zenha" que moiam todo o ano e dos quais, apenas existem ruinas à excepção um que foi recuperado e utilizado para outros fins. Há criação de gado em pouca quantidade por ser terra com poucos pastos. Há caça de lebres, coelhos, perdizes e de codornizes.


Foram muitas as heranças que a população de Tamel - S. Veríssimo herdou dos seus antepassados.
Através dos escritos do Padre Manuel Gomes de Araújo ficamos a saber que a igreja  existe desde 1758, actualmente, foi restaurada e alargada para norte.

Apesar das dificuldades sentidas na freguesia pelos nossos antepassados, a verdade é que esta cresceu e desenvolveu-se. E se isso aconteceu foi devido ao esforço de toda a sua população que, para além das actividades que já eram desenvolvidas na altura, apostou noutras como o barro que existe na terra, amassou-o, moldou-o produzindo telhas e tijolos. Ainda nos últimos anos do século passado esta actividade empregava muita gente. Agora, ainda podemos ver, embora em ruínas, uma fábrica de barro no lugar das Barreiras.


A agricultura foi sempre um dos sustentos da gente da nossa terra, que ora dava o seu trabalho em troca de comida ora vendia o seu esforço para manter os seus.
E, os tempos actuais são de prosperidade, com o desenvolvimento industrial a ocupar um lugar de destaque.
É preciso aliar ao desenvolvimento comercial e pedagógico os usos, as tradições e os costumes da freguesia.


 

 

 

 

 

 

Passou

à

história

 

 

 

 

Sabia que este largo, que está encoberto pela casa, era conhecido pelo largo dos três Doutores?


NOVAS OPORTUNIDADES NA BATALHA DAS FLORES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A presença de Tamel S. Veríssimo, também se fez notar na

 batalha das flores!


NOVAS OPORTUNIDADES NA BATALHA DAS FLORES

Tamel S. Veríssimo também esteve na batalha das flores, evento incluído nas Festas das Cruzes, através da presença dos alunos do 9º ano (Novas oportunidades) a decorrer na Junta de Freguesia.

Este curso é promovido pela Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos. Foi nessa qualidade, que os alunos marcaram a sua presença na feitura e desfile do carro que a Escola levou a efeito.

Parabéns aos promotores, professores e alunos, que souberam estar à altura da sua Escola e freguesia a que pertencem.

 



 

 

 

 

Voltar

 


Padroeiro

S. Veríssimo-Padroeiro



HORÁRIO ATENDIMENTO


Todos os dias úteis:


Das 17h00 às 19h30




       Contacto Postal:

    Avenida Central, 766

    4750-721 Tamel S. Veríssimo